Sobre/Contato

Bem-vinde! Meu nome é Lucas (ele/dele), e este é um blog pessoal dedicado ao meu (web)livro, Terra Errante, que conta a história de Alice, uma garota de 16 anos, filha de uma família com herança muito misturada, e que já não se sente mais pertencente a lugar algum; e também sobre Clara, a Valete da Rainha Preta, protagonista de Wanderland, a história de fantasia escrita por Alice para descarregar seus medos e conflitos. Confira as sinopses aqui.

Terra Errante, que originalmente se chamava Wanderland, tem uma história complicada, mas basta dizer que os primeiros conceitos surgiram em 2014, e, aos trancos e barrancos, resultaram no livro atual, planejado concretamente a partir de 2021, e publicado a partir de 2022. Desde o seu princípio, a história teve como conceito ser composta por duas narrativas completamente distintas, um conceito perigoso para uma publicação com algum investimento financeiro. Felizmente, Terra Errante será disponibilizada de forma completamente livre até o fim, capítulo a capítulo, e portanto eu tomo a liberdade de explorar essa questionável ideia.

Em sua forma atual, e para todo efeito prático, Terra Errante são dois livros distintos: Terra Errante em si, a história de Alice; e Wanderland, a história de Clara. Dessa forma, é possível para o/a/e leitor/a/e interessado em apenas uma delas, ler apenas uma delas. Todo capítulo traz no título o nome de Alice ou de Clara, para indicar qual lado da história ele narra. Para esses casos, faço duas ressalvas,

  • Enquanto Wanderland é completamente autocontida, Terra Errante faz menção explícita a Wanderland ao longo da narrativa – afinal, Alice está escrevendo Wanderland durante Terra Errante. Ainda assim, a leitura de Wanderland não é necessária para a leitura de Terra Errante.
  • Não há buracos em ler apenas uma delas – mas há ganhos em ler ambas conforme elas são lançadas.

Terra Errante, em um nível pessoal, é também um projeto profundamente musical. É comum autores usarem música como inspiração emocional na escrita, e eu tive como referência uma enorme variedade de músicas, que também ajudaram a basear a diversidade cultural da família de Alice. Com toda essa variedade já reunida, e muitas das músicas estando associadas a cenas ou personagens específicos, eu achei que seria um desperdício não indicá-las também aos leitores. Dessa forma, cada capítulo contribuíra com ao menos uma nova música à playlist de cada história, que ficarão disponíveis aqui. Músicas com letras terão traduções disponibilizadas. Ouvir as músicas nunca será requisito para a leitura, embora algumas sejam mencionadas implícita ou explicitamente na narrativa.

Ocasionalmente ocorrerá a disponibilização de material suplementar como mapas ou glossários. Devido à quantidade de personagens nomeados, todo capítulo conterá um glossário de personagens anexo no final do documento, atualizado conforme novos nomes são introduzidos.

A publicação de novos capítulos ocorrerá de forma regular, e com frequência mensal ou quinzenal. Haverá um número próximo, se não igual, de capítulos de Alice e de Clara, de modo que na maior parte do tempo a publicação será intercalada entre as duas. Idealmente, novos capítulos sairiam quinzenalmente, e todo mês haveria algo novo tanto de Clara quanto de Alice. Infelizmente, devido ao comprimento dos capítulos e restrições de tempo, esse cronograma não é necessariamente factível. Uma definição da frequência de publicações deve ser feita em janeiro de 2023.

Qualquer que seja a sua opção de leitura, desejo-lhe um bom divertimento!

L.M. Santos

Contato: msrbienvenu@gmail.com